10 alimentos que ajudam a depurar o organismo após o Natal

Depois de uma abundante ceia de Natal onde sabemos, a qualidade nutricional não é a melhor, todos nós buscamos desintoxicar o organismo dos excessos e desequilíbrios nutricionais para nos sentirmos melhor e cuidar da saúde, por isso, veja 10 alimentos que ajudam a depurar o organismo após o Natal.

  • Água: beber muita quantidade de líquido, principalmente água, nos ajudará a reverter a retenção de líquidos e, sobretudo, ajudá-lo a eliminar substâncias residuais no organismo. Bebe cerca de 3 litros de água por dia e você verá notáveis mudanças.
  • Uvas: as uvas, além de ser uma fruta da época, que possui cerca de 80% de água, contém flavonóides, antocianinas e polifenóis, antioxidantes que nos ajudarão a desintoxicarnos dos radicais livres do oxigênio.
  • Alcachofra é uma hortaliça rica em inulina com ação prebiótica, favorece o crescimento e funcionamento das bactérias intestinais, que beneficiam o trabalho digestivo e ajudam a prevenir doenças, bem como eliminar os resíduos.
  • Chá verde: os polifenóis, antioxidantes, seu efeito ativador do metabolismo e seu poder diurético, fazem do chá verde e demais variedades em uma excelente opção para desintoxicarnos dos excessos.
  • Caldos e sopas: especialmente aqueles derivados de vegetais, são muito ricos em água e eletrólitos que ajudam a hidratar o organismo e limpar a formatação dos excessos, por isso, o caldo de cozimento dos vegetais, assim como as sopas elaboradas à base destes, são muito úteis nesta época do ano.
  • detox1

  • Suco de grapefruit: é muito rico em vitaminas e minerais e por conter um alto percentual de água com um pouco de frutose, também ajuda a restaurar o equilíbrio eletrolítico do corpo, enquanto nos oferece substâncias com função antioxidante.
  • Laranja: sua grande conteúdo aquoso, sua fibra e acima de tudo, a sua riqueza em vitamina C, com função antioxidante fazem da fruta um alimento ideal para depurar o organismo e fortalecer o sistema imune, que pode ser afetado pelo estresse e os desequilíbrios das festas natalinas.
  • Gelatina: é uma ótima opção para consumir água com os alimentos sem exigir um grande trabalho digestivo, por isso, a gelatina é um mimo para o organismo se estamos afetados pelos excessos de natal.
  • Acelga e espinafre: a sua riqueza em fibras e água, o seu conteúdo em vitamina C e outras substâncias antioxidantes, favorece a eliminação de radicais livres do oxigênio, bem como de substâncias de resíduos no organismo.
  • Ervas frescas: nos permitirão substituir o sal de mesa, evitar o sódio e, com este, a retenção de líquidos, além disso, a quantidade usada, por ser pequena não fornece quantidades consideráveis de calorias, mas se valiosos micronutrientes que reforçam a qualidade da dieta. Podemos fazer uso de manjericão, o orégano, o louro, salsinha, pimenta ou outro para adicionar sabor e antioxidantes para os pratos.

Com estes 10 alimentos, um descanso adequado e a prática de exercício físico, você pode depurar o organismo após as festividades de natal para continuar a desfrutar com saúde.

Imagem | Wilvia e Nazreth

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *